Eliana de Freitas

Que histórias são essas?

Textos

Claudio Willer, Skylab e eu, como se conectam?

Ontem fui à cerimônia de cremação de Claudio Willer, poeta, ensaísta, tradutor e tantas outras ocupações. Pude ler nos momentos finais o poema As palavras, do seu último livro Poemas para ler em voz alta, onde os versos explicam posições de vida, de escolhas literárias, apresentam o autor e finalizam com a despedida sem tristeza, lindo poema.

Nesta mesma manhã, o amigo Rodrigo Lenharo da Unila me enviou o vídeo Carrocinha de cachorro quente, do DVD do Skylab, artista que marcou minha passagem estudantil por Foz do Iguaçu em 2019. Eu da geração de transição entre BB e X, em amizade com a geração Z apresentei as músicas do Skylab a eles. Esta convivência ampliou muito as possibilidades de afetamentos em nós.

Esses encontros improváveis são uma característica dos dias da minha vida, como na puberdade, 1977, produzir um show cover onde no mesmo palco estavam Milton Nascimento, Elvis Presley e as Frenéticas. Ou em 1999, almoçar ovo com meu avô Gregório no Jardim São Luiz e jantar com Nicholas Brady na casa de Gregory Ryan em Indaiatuba.

Quem sou, onde me encaixo?

Nem com toda a generosidade das palavras de Willer quando em alguns momentos ouviu meus projetos de eventos literários e escritos, eu arrumei tempo para aprofundar-me em clássicos.

Nem sabendo que o Rogério Skylab não apreciou tanto o tom cômico que o Jô empregou a sua obra, a primeira vez que ouvi Acorda Siva Maria, eu parei de rir e me alegrar com cada uma de suas canções.

Concluo que sou aquela última peça do quebra-cabeça. Que por não se encaixar perfeitamente em nenhuma posição no percurso, passou por todas elas, esteve perto, encostou e não se encaixou, porém viveu bem aqueles instantes e na minha mão, estes viram histórias.

Histórias? Tá mais pra causos.

Gratidão a todas estas personagens que fazem mais bacana a história da minha vida.

 

Onde achar:

 

Poemas para ler em voz alta https://www.ibislibriseditora.com.br/poemas-para-ler-em-voz-alta---claudio-willer/

 

Carrocinha de cachorro quente

https://youtu.be/4q8XXx__YGs

 

Eliana de Freitas
Enviado por Eliana de Freitas em 15/01/2023
Alterado em 15/01/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras