Eliana de Freitas

Que histórias são essas?

Textos


Embrionários versos revolucionários traz versos que constroem e destroem verdades, as formas de ver o mundo em todas as suas vertentes, existência: vida, morte, angústia, solidão; lírica: as emoções do poeta e as vertentes social e política. O paradoxo inevitável da existência, para cada bem um mal, para cada dia vivido um menos de vida e assim o poeta nos leva pela sua viagem pessoal. 
É uma obra, como o título propõe, embrionária. No transcorrer da leitura, um leitor mais atento perceberá o desenvolvimento maior ou menor de técnicas literárias pelo poeta. Por ser músico também, Thiago conseguiu empregar harmonia entre ritmo e contextualização, tornando simples e saborosa a leitura de todos os temas, inclusive os mais duros, tristes, que pela esperança subliminar nos poemas impõe uma revolução sem guerra, cheia de uma paz diferente da que conhecemos, a paz que intriga, instiga e leva como armas um novo olhar e a palavra.
O poeta mostra que sua capacidade de harmonia e criatividade é incalculável, por exemplo, no poema ‘Cedilha’ a letra se autoanalisa, se põe em rima e sai a perambular sobre uma vida inteira, não só sua, mas a de quem lê, de quem escreve e de quem nem sabe que ela exista. 
Quando termina-se a leitura do livro, não há como não ter se revolucionado, adquirido um novo olhar amoroso sobre si, sobre o mundo, àquele amor exigente que nos obriga a pedir e buscar aquilo que se quer. Não há como também desaperceber o autor, ele passeia por diversos mundos, mas nas entranhas revela suas raízes religiosas, suburbanas, periféricas que determinam sua sina: poeta e paulistano. Simples assim, talvez esse fosse o maior sonho do poeta, a simplicidade de quem veio da caipirice paulistana.

Deleite-se em Embrionários versos revolucionários, a palavra silenciosa do poeta Thiago Peixoto que generoso dá “O que todos precisam escutar”.

Blog do Thiago 
http://dispersoemversos.blogspot.com.br/

Título: Embrionários versos revolucionários
Categoria: Poesia brasileira
Editora: Conecta Brasil
1ª edição – 2013
ISBN: 978-85-62585-04-3
Tamanho: 10,5 x 26 cm

138 páginas
Preço de capa: R$ 25,00
Eliana de Freitas
Enviado por Eliana de Freitas em 12/04/2013
Alterado em 13/04/2013


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras